quinta-feira, 13 de julho de 2023

Criando um jogo utilizando inteligência artificial

Decidi experimentar essas tais inteligências artificiais de texto, embora eu tenha algumas ressalvas quanto a forma que elas serão utilizadas pelas grandes corporações e etc., elas ainda são ferramentas poderosas, MUITO PODEROSAS, pra auxiliar na escrita, e como eu não tenho dedicado tanto tempo assim para a escrita, quis experimentar usar uma pra criar um jogo de RPG solo. Na verdade, acabou virando mais um journaling game, um jogo de diário bem simples como vocês vão ver.

Eu tinha uma premissa, queria fazer um jogo sobre mini magos de marte inicialmente, mas depois pensei em um nome melhor e batizei esses seres de Miudin (miudinho). A premissa era a seguinte: 

Miudins são minúsculos seres mágicos que vivem em uma dimensão paralela a nossa onde tudo é possível, alguns dizem que eles vem do mundo dos sonhos, ou do mundo da imaginação, mas o fato é que eles existem e podem ser invocados para nossa realidade.

Neste pergaminho você terá todas as instruções para realizar o feitiço de invocação de um Miudin, assim como estabelecer um laço de comunicação com ele e acompanhá-lo na sua jornada.

Minha inspiração pra eles são de alguns jogos de video game que joguei recentemente e meio que me apaixonei pelo conceito de seres pequenininhos e esquisitinhos presentes neles: os alienzinhos vegetais de Pikmin, os seres esquisitos que vivem nas ondas de wi-fi de Denpa Men e o príncipe e seus primos em Katamari

Então usei o ChatGPT pra me ajudar a criar o jogo, o primeiro prompt foi com a premissa e pedidos de sugestões para criação se um jogo minimalista usando apenas d6. Inicialmente, o chat me deu dicas bem genéricas para estruturas de jogo já bem conhecidas pra quem é familiarizado com RPG. Então eu acrescentei outros elementos ao jogo, um diário e uma câmera, inspirado no magnífico Tiny Wanderer.

Basicamente eu fui dando as ideias e pedindo sugestões e junto com a ferramenta fomos criando um jogo aos poucos, é um processo bem interessante e gerou alguns resultados que curti bastante, mas nem todas as sugestões do chat foram adotadas, queria algo mais simples e minimalista pra testar mesmo.

Algo que percebi ser muito útil é a geração de tabelas, usei duas no jogo, uma de eventos, sugeridas pelo chat e uma de magias baseadas em cores, a ideia das cores foi minha mas deixei o chat criar as magias e o resultado foi bem legal.

Sem mais delongas, baixe o protótipo do jogo Diário dos Miudins abaixo. 

BAIXAR

Futuramente, pretendo aprimorar o jogo, fazer umas ilustrações e lançar uma versão definitiva. Sinta-se a vontade para testar o jogo se for do seu interesse.

3 comentários: