sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Campanha de Old Dragon - Halflings

Quem já acompanha o blog a algum tempo, deve recordar que comecei a criar junto com os jogadores um cenário para a nossa campanha de Old Dragon a partir do Forte das Terras Marginais. Eu cheguei a falar um pouco sobre ele de um modo mais geral neste post. Naquela ocasião foi questionado pelo Rafael Beltrame nos comentários sobre o papel dos halflings no nosso cenário, naquela hora eu não tinha pensado como teria sido a origem deles, ou seu modo de enxergar o mundo, etc. Eu só sabia que os halflings já eram conhecidos dos homens desde o seu continente de origem, e teriam vindo junto com os homens para o "Novo Mundo" devidamente domesticados. Sendo assim, o objetivo dessa postagem será explicar, de modo geral, como são os halflings do cenário da nossa campanha de OD.
Sabemos que os homens tentaram impor seu modo de vida "civilizado" aos elfos logo nos primeiros contatos com a raça recém descoberta, porém, os elfos não aceitaram ter sua cultura menosprezada e taxada de primitiva por seres tão medíocres e expulsaram os homens de suas florestas. Os homens então recuaram, mas não desistiram, como vimos nos reportes da campanha, ainda existem clérigos no territorio élfico que tentam converter os elfos pacificamente. Claro que tudo isso só é possível porque os elfos assim permitem, como uma maneira de conhecer a cultura dos homens talvez, mas ignorar séculos de sua própria cultura, jamais.
Logo, o comportamento dos homens não teria sido diferente com outras raças "primitivas". Os elfos não permitiram esse enxerimento, pois sabiam se defender dos homens muito bem, possuem um vasto conhecimento de magias e pactos com todas criaturas da floresta, o que fez com que os homens achassem melhor adotar uma postura mais pacífica. Mas e os elfos não fossem capazes de deter os homens, o que teria acontecido? Provavelmente a mesma coisa que houve com os halflings.
Bem antes de cruzar o oceano, os homens já haviam tido contato com os humanoides diminutos conhecidos como halflings, e assim como ocorreu com os elfos, os homens também julgaram os halflings como criaturas primitivas e impuseram seu modo de vida aos pequeninos. Infelizmente, ao contrário dos elfos, os halflings não eram capazes de se defender tão bem, sendo assim, foram totalmente subjugados pelos homens. Muitos foram mortos e escravizados, fazendo com que boa parte dos haflings se convertessem a cultura dos homens. Hoje, os halflings são meros serviçais dos homens, trabalhando em suas fazendas, em suas ruas e suas casas. Os halflings, outrora livres, agora vivem presos em uma sociedade que os vê como cidadãos de segunda categoria, para não ser pessimista. 
Mas o trabalho dos homens em domesticar os halflings não teria sido completo se eles próprios não estivessem satisfeitos com sua situação, sendo assim, foi papel dos clérigos doutrinar os pequenos a aceitar sua condição inferior dentro da sociedade como algo inquestionável. O próprio termo "halfling" é um termo pejorativo criado pelos homens, e significa "metade de algo", sendo que os halflings dentro do mundo civilizado dos homens sequer tem metade dos direitos dos outros cidadãos livres. 
Originalmente, os "halflings" eram uma raça dividida em várias tribos nômades que viajavam pelas savanas, como eram pequenos e vulneráveis, mudavam-se para outra região sempre que surgia um predador muito poderoso na área. Frequentemente disputavam por território contra goblins e kobolds. Seu modo de vida era bastante primitivo, baseado na caça, pesca e coleta. São muito habilidosos para trabalhos manuais, sendo notória a confecção de máscaras de argila utilizadas para guerrear e expulsar maus espíritos, além de outros objetos de cerâmica. 
Uma dupla de guerreiros halflings caçando nas savanas.

Ainda hoje, podem ser encontradas tribos de halflings vagando pelas savanas, fugindo de caçadores, que os querem vender como escravos para outras raças, incluindo anões e orcs. Após tudo isso, o comportamento dos halflings selvagens tornou-se muito mais agressivo, surgindo vários boatos de que seriam, inclusive, canibais e devoradores de homens.
Bom pessoal, é basicamente isso, se gostaram por favor digam nos comentários (e se não gostaram também). A propósito, os halflings do cenário são claramente inspirados nos halflings de Dark Sun e nos pigmeus do nosso mundo, que inclusive, já foram adaptados como raça de Old Dragon pelo Igor Moreno.

6 comentários:

  1. q legal! e o bungo? eh um "informatizado"? hehehe. a vila dele sofreu "colonização", eheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo, o Bungo e os outros halflings do forte já vieram domesticados, ou melhor, talvez eles tenham já nascido dentro da "civilização".

      Excluir
  2. E quando teremos esse cenário sendo vendido em PDF? :D

    ResponderExcluir
  3. Essa de ser uma raça inferior também rende muito para o histórico de um halfling ladrão e suas especializações, um ranger poderia ser um que não foi ou não quis ser civilizado, enquanto que um bardo poderia ser o outro extremo, servindo aos seus mestres. Muito bacana, mesmo! A ilustração também ficou bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Leo, muito bem colocado.
      Em breve pretendo deenvolver melhor as outras raças também.
      Obrigado!

      Excluir